quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uma nova proposta




Projeto pessoal de vida, sabe como funciona? Este foi o tema da formação no dia 30 de dezembro, conduzida pelo pregador Evandro Araújo, um dos membros do Ministério de Formação da RCC. Após a leitura da passagem de Eclesiástico 51, 18-30, o qual fala sobre a sabedoria, o pregador explicou que a verdadeira sabedoria significa compreender o que Deus escolheu para nós.
O plano de salvação é uma vontade de felicidade de Deus. Sabedoria é encontrar a vontade de fazer o melhor. “Os sonhos e desejos mais legítimos do coração são ligados ao plano de felicidade de Deus”, destacou Evandro. Então com suas palavras e testemunho, o pregador explicou como realizar o projeto pessoal de vida:
O primeiro passo é refletir qual o sonho que tem no coração, se existe, de fato, vontade de executar os planos. Encontrar sabedoria exige esforço, dedicação e sacrifícios. É necessário se auto conhecer, ter certeza das coisas que gosta e do que quer fazer, temos que nos abrir para Deus.
A vida é feita de escolhas, mas é importante observar se temos agido a favor ou contra nós mesmos, se estamos sendo diligentes ou negligentes, se olhamos para dentro de nós. Afinal não posso fugir daquilo que vai me realizar, porque quando adiamos os planos somente prolongamos mais o sofrimento.
É importante também não continuar vivendo a carga do passado, se sentir vítima da própria história, Preciso escrever a história em que o autor principal sou eu mesmo. Tenho que construir minha história de felicidade.
Outro aspecto é a vida de missão, Evandro destacou que não adianta querer fazer as coisas para Deus ignorando a vida pessoal. Muitas vezes também as pessoas dizem que Deus quer aquilo que estas não querem como se Deus fosse contra a vontade, isto acontece quando há dúvidas no plano pessoal, quando não há certeza nas decisões que tomou.
Ainda que a decisão seja errada ou que haja arrependimento, o que não vale é desistir, tem que persistir mesmo nas quedas. Aqueles que desistem e não querem seguir em frente é sinal de desorganização. O que é para você escolher Deus não vai fazer a escolha, por isso tem que ter conhecimento, orientação, buscar ajuda. Porém quem tem que descobrir o que é preciso fazer é você mesmo, porque a decisão é somente sua.
 Após toda a análise é hora de questionar quais são os seus sonhos? Como é a sua realidade atual? O que precisa fazer para cumprir os projetos. Deus caminha ao nosso lado a todo o momento e Ele nos da direcionamento.
A pregadora Kelly também participou dando seu testemunho pessoal e passou a todos os missionários uma mensagem de força e fé. “Existem talentos em todos, mas precisamos nos determinar a vivê-los. Se Deus nos colocou no coração a vocação não precisa ter medo de seguir e não desistir da espera no Senhor”, disse.
“É preciso ter coragem de se comprometer com o sonho. Observar os defeitos e virtudes e permitir se moldar. O Senhor também chama pra ser profissional do reino. Não ter preguiça de estudar e ter propósitos. Afinal temos chances de ser evangelizadores em nossa profissão. Não podemos ter medo de dar passos concretos, porque as coisas não caem do céu”, destacou.

*Jéssica Rocha, Arquidiocese de Londrina. Ministério de Comunicação JNl/PR.

Nenhum comentário: